Shopping Cart

Os elementos essenciais para obter o gin tónico perfeito

Posted by Adamus Gin on

Criar um gin tónico não é uma tarefa complicada, mas há que ter em conta a qualidade de todos os elementos na sua preparação. Da escolha dos melhores ingredientes à seleção do copo ideal e até à qualidade do gelo, tome nota das melhores dicas para obter o gin tónico perfeito.

Água Tónica

Comecemos pelo básico: a proporção de gin para água tónica. Dependendo de quão forte aprecia o seu gin tónico, a proporção pode variar de duas a quatro partes de tónica por parte de gin.

Sendo a proporção de tónica maior que a de gin no gin tónico, é muito importante ter uma água tónica de qualidade. Nos últimos anos, o número de marcas de água tónica disponíveis em todo o mundo aumentou significativamente, e elas diferem em vários aspetos, como por exemplo, a quantidade de quinino e açúcar que contêm, e que determina o seu amargor ou doçura. Existem ainda outros ingredientes que contribuem para o sabor de uma água tónica, como por exemplo as frutas cítricas. É importante que a água tónica não retire ou camufle a “personalidade” do gin. Tem que existir uma conjugação perfeita entre o gin e a tónica, para que os dois se destaquem de forma equilibrada.

Gelo

Numa bebida com tão poucos ingredientes como um gin tónico, todos eles têm que brilhar - inclusive o gelo. Os cubos de gelo feitos a partir de água da torneira podem conter impurezas que prejudicam o sabor da sua bebida. Já a água destilada pode produzir um gosto insípido, que também não favorece o sabor. A solução é utilizar água filtrada em jarro. Assim, vai obter cubos de gelo que lhe garantem um gin tónico com sabor equilibrado.

Tenha também em conta o formato e quantidade de cubos de gelo. Lembre-se que o objetivo é manter a bebida fresca. Quanto maior for o tamanho do cubo de gelo, mais difícil será que este derreta, garantindo assim que o sabor não será diluído pela água resultante do gelo.


Guarnição

A guarnição é o fruto, erva ou até o vegetal que é adicionado ao gin tónico e que pode servir três propósitos distintos: acentuar um sabor que já existe no gin, adicionar um sabor que não existe no gin, balanceando-o, ou simplesmente fazer com que o seu gin tónico seja esteticamente aprazível.

Gin Adamus

Posto isto, não há uma resposta correta - a bebida é sua, por isso, experimente diferentes guarnições até encontrar a sua favorita, respeitando sempre a “alma” do gin!

Muitos gins têm ingredientes cítricos, pelo que o limão, lima, laranja ou toranja são muitas vezes as guarnições preferidas. Mas, tome nota: uma rodela de limão pode ser demasiado. Coloque apenas um pouco de casca de limão, o suficiente para fazer a diferença no sabor do seu gin tónico.

Um bom gin deve sempre ser experimentado simples de forma a captar a sua essência. No entanto, pode sempre experimentar outras guarnições como a pimenta, anis estrelado, morangos, framboesas, ruibarbo, alecrim, lavanda e flores comestíveis, entre outros.

Copo

Se quer evidenciar os sabores do seu gin tónico, a escolha do copo é primordial. Prefira o copo fino em balão, que possui um formato esférico, ideal para conservar os sabores e fazer com que o gelo derreta mais lentamente, mantendo a bebida fresca e menos diluída durante mais tempo. Para além disso, o formato do copo em balão permite-lhe ainda apreciar melhor o aroma dos botânicos presentes no gin.

Na preparação, esfriar o copo “rodando” o gelo e ter a água tónica bem fresca são aspetos essenciais que garantem um refrescante gin tónico.

image
Descubra o Adamus Dry Gin
A handcrafted premium gin from Portugal.
Find out more

Artigo Anterior Artigo Seguinte

Adicionar ao Carrinho