Shopping Cart

Gin quente: o antídoto para os dias frios de Outono

Posted by Adamus Gin on

Longe já vão os dias de Verão em que tentávamos contrariar o calor com um gin tónico numa esplanada. Agora, as ruas enchem-se de tons de Outono, os casacos saem do armário e as temperaturas começam a descer. Isto parece combinar pouco com gin, certo? 

Não, se falarmos de Hot Gin. Uma deliciosa bebida com especiarias que nos aquece a garganta, e que nos deixa sentir o sabor a álcool de forma mais suave que um cocktail de gin convencional. A ideia de que apenas se deve beber gin frio não passa, afinal, de um mito.>myth

A história do gin quente remonta ao século XVIII, quando se descobriu que durante as feiras que se faziam no rio Tâmisa as pessoas aqueciam o gin para melhor aguentar os rigorosos invernos londrinos. Algumas centenas de anos depois, o gin quente volta à ribalta, dando aos admiradores mais motivos e formas distintas de apreciar a sua bebida favorita.

E porque é que uma bebida alcoólica quente sabe tão bem? A ciência consegue explicar. As temperaturas baixas suprimem certos sabores no gin enquanto que as temperaturas mais elevadas acentuam as suas notas botânicas e concedem ao gin um sabor mais intenso. Se provar gin quente, vai certamente notar que o seu sabor é mais apimentado, floral ou frutado. 

Sim, já imaginámos que esteja a fazer a pergunta: como posso então fazer um gin quente?

A boa notícia é que praticamente todos os gins podem ser aquecidos sem que o seu sabor se descaracterize. Por outro lado, é necessário ter cuidado durante o processo de aquecimento, uma vez que se pode com alguma facilidade enfraquecer o conteúdo alcoólico. Os mixologistas defendem que o gin deve ser aquecido gradualmente no fogão, dentro de uma panela ou outro recipiente adequado, sempre com atenção para não queimar ou ferver. Se o aquecer a uma temperatura superior a aproximadamente 25 graus pode evaporar o álcool presente na bebida.

Se prefere um método mais simples para aquecer o seu gin, basta cobri-lo com água quente. Imagine, por exemplo, que está a preparar um gin tónico. Só tem que seguir a receita habitual (junte gin, água tónica e um pouco de lima ou limão) e, no final, cobrir com água quente.

E desengane-se se acha que esta é uma bebida exclusiva das estações mais frias. O gin quente pode ser bebido a qualquer altura do ano, e encaixa tão bem em momentos tão diversos como um encontro de amigos depois do trabalho ou uma noite passada no sofá com a sua cara metade. 

Como não poderia deixar de ser, o mais importante é, claro, provar. Deixamo-lhes duas receitas para que o possa fazer: 

 

Hot Gin Skin



Ingredientes

1 colher de sopa de mel

50 ml gin Adamus

3 cravos da índia

½ medida de sumo de limão

1 rodela de limão

1 pau de canela

 

1) Aqueça um copo

2) Adicione uma colher de sopa de mel, o gin Adamus, os cravos da índia e o sumo de limão

3) Cubra com água a ferver e mexa até que o mel se dissolva

4) Decore com uma rodela de limão e um pau de canela...e está pronto!

 

Hot Chocolate Gin



Ingredientes

25ml Adamus gin

200 ml leite

3 colheres de chá de chocolate quente em pó

1 pau de canela

½ colher de chá de extrato de baunilha

½ colher de chá de noz moscada ralada

 

3) Quando começar a ferver, adicione o gin e utilize o liquidificador ou a batedeira eléctrica para que o líquido se torne espuma.  

4) Retire do lume e passe pela peneira antes de colocar num copo ou caneca.

 

Agora é só desfrutar!

image
Descubra o Adamus Dry Gin
A handcrafted premium gin from Portugal.
Find out more

Artigo Anterior

Adicionar ao Carrinho