Shopping Cart

Um menu de 3 pratos com sabor a gin

Posted by Adamus Gin on

Considera-se um apreciador de gin nato, um mestre na arte de criar o melhor gin tónico e até já criou um bar de gin em casa. Mas prepare-se, pois mesmo assim, temos um grande desafio para lhe sugerir. Neste artigo falamos-lhe um pouco sobre o potencial que o gin tem para fazer parte de pratos deliciosos e até lhe damos 3 receitas para que possa fazer um jantar com entrada, prato principal e sobremesa, tudo com os sabores delicados de Adamus à mistura.

Mas, antes de começarmos, deixamos-lhe algumas considerações. Sabemos que o gin é delicioso, pleno de sabores florais, mas o seu potencial culinário ainda não está devidamente explorado. Há, no entanto, cuidados a ter - o gin tem aromas fortes, por isso, deve ter cuidado para não ofuscar os outros elementos do seu prato. Adicione-o, por isso, com moderação.

Ainda assim, deve ter em conta que, como com qualquer tipo de álcool, as elevadas temperaturas fazem-no evaporar. Quanto mais tempo deixar cozinhar algo com álcool, mais ele vai evaporar. Por outro lado, a quantidade de gin que colocará na comida nunca será o mesmo que beber gin puro. Confuso? Não tem que se preocupar: as nossas receitas referem as quantidades exatas de gin que deve usar.

Se ficar com vontade de explorar novos territórios na cozinha depois de experimentar estas receitas, damos-lhe algumas dicas-extra:

  • Pratos salgados: o gin combina na perfeição com massas, peixes e frango.

  • A versatilidade do gin em doces e sobremesas é imensa: pode adicionar-se a bolos, mousses ou até gelados.

  • Ao adicionar um pouco de gin, conservas e pickles vão ficar com sabores mais intensos.

Certamente não ficará impressionado se lhe sugerirmos começar a sua refeição com uma entrada de gambas. É, no mínimo, algo que já vimos demasiadas vezes. Mas um toque de gin pode fazer toda a diferença e tornar uma entrada aborrecida num prato delicioso, suculento e adocicado. Tome nota dos ingredientes. 

Gambas com molho de gin

Ingredientes:

24 gambas (frescas ou acabadas de descongelar)

4 colheres de sopa de manteiga

¼ de um copo de cebola picada

3 colheres de sopa de gengibre picado

¼ de um copo de gin

1 baguete

  1. Retire a casca das gambas - é mais fácil se estas estiverem ainda um pouco congeladas - e reserve.

  2. Derreta a manteiga numa frigideira em lume brando
  3. Adicione a cebola picada e mexa durante cerca de um minuto.
  4. Adicione as gambas e cozinhe até ficarem translúcidas - cerca de 2 minutos.
  5. Adicione o gengibre picado e o gin.
  6. Cozinhe durante mais um minuto.
  7. Sirva de imediato e petisque com uma baguete - há que aproveitar o molho!

A nossa entrada abriu-lhe o apetite? Prepare-se, pois o prato principal também não o vai desiludir. Este prato foi desenvolvido em colaboração com a chef Angélica Salvador, do Restaurante In Diferente, no Porto.

Tataki de Atum, Abacate e Gin by Chef Angélica Salvador

Ingredientes:

pimenta preta q. b. 400 gr lombo de atum

100 gr abacate

60 gr tomate

60 gr cebola roxa

70 gr maçã granny smith

20 gr coentros

20gr cebolinho

70 gr laranja

60 gr lima

60 ml molho de soja

100ml gin Adamus

75ml óleo de abacate

tabasco, sal e pimenta preta q.b.

  1. Comece por marinar o atum com o gin, ramas de coentros e a casca da lima durante 10 minutos, para aromatizar.

  2. Descasque a maçã, corte-a em cubinhos pequenos e junte ao molho de soja o gin Adamus, o sumo de laranja e de lima e o cebolinho picado.
  3. Para fazer o guacamole, coloque numa taça a cebola roxa picada, o tomate picado, o abacate também em cubos, os coentros, o óleo de abacate, o sumo de lima, o sal, o tabasco e a pimenta. Envolva tudo e reserve.

  4. Num sauté (frigideira) coloque óleo de abacate e deixe aquecer. Coloque o atum apenas 10 segundos em cada lado, de forma a que fique mal passado.

  5. Retire do lume e lamine o atum.

  6. Num prato, coloque o guacamole ao centro, e sobre o guacamole, o atum já laminado. Para finalizar regue com o molho de soja.

Convencido? Sabíamos que estes sabores não o iam deixar ficar mal. Mas a refeição ainda não acabou! Para terminar em beleza temos uma sobremesa simples e refrescante, a fazer lembrar o verão:

Sorbet de Gin Tónico

Ingredientes:

3 limões
1 garrafa de água tónica
5 bolas de gelado de limão
150 ml de gin

  1. Cortar o topo dos limões e retirar o miolo. Espremer o miolo para retirar o sumo. Reservar os limões vazios.
  2. Encher uma forma de gelo até 1/3 de cada cubo com o sumo de limão, e completar com a água tónica. Ralar um pouco de casca de limão por cima. Levar ao congelador durante 1 hora.
  3. Adicionar as bolas de gelado à misturadora, os cubinhos de gelo de água tónica e o gin, e misturar. Transferir a mistura para os limões vazios, decorar com raspinhas de limão e servir.

 

image
Descubra o Adamus Dry Gin
A handcrafted premium gin from Portugal.
Find out more

Artigo Anterior Artigo Seguinte

Adicionar ao Carrinho